Extrusor entupido

A impressora 3D deve derreter e extrudir muitos quilogramas de plástico ao longo da vida. Para tornar as coisas mais complicadas, todo esse plástico deve sair do extrusor através de um pequeno buraco que é tão grande quanto um único grão de areia. Inevitavelmente, surgirá um momento em que algo corre erradamente com este processo e o extrusor entupido não é mais capaz de empurrar plástico através do nozzle. Estes entupimentos ou obstruções são devido a algo dentro do nozzle que está a bloquear o plástico de extrusão livre. Embora isso possa ser assustador a primeira vez que acontece, mas vamos ver várias etapas fáceis de solução de problemas, que podem ser usados para corrigir um nozzle entupido.

Empurre manualmente o filamento para dentro do extrusor

Uma das primeiras coisas que pode querer tentar é empurrar manualmente o filamento para o extrusor. Abra o Painel de Controle da Máquina da Simplify3D e aqueça sua extrusora para a temperatura adequada para o plástico. Em seguida, use a guia Jog Controls para extrudir uma pequena quantidade de plástico, por exemplo, 10mm. Como o motor do extrusor está a girar, use levemente as mãos para ajudar a empurrar o filamento para o extrusor. Em muitos casos, esta força adicional será suficiente para avançar o filamento para além da área problemática.

Recarregar o filamento

Se o filamento ainda não está em movimento, a próxima coisa que deve fazer é descarregar o filamento. Verifique se o extrusor é aquecido à temperatura apropriada e, em seguida, use o painel de controle da máquina Simplify3D para retrair o filamento do extrusor. Como antes, pode precisar aplicar alguma força adicional se o filamento não está a mover-se. Uma vez que o filamento é removido, use um par de tesouras para cortar a parte fundida ou danificada do filamento. Em seguida, recarregar o filamento e ver se é capaz de extrudir com a nova seção do filamento.

Limpar o nozzle

Se não for capaz de extrudir a nova secção de plástico através do nozzle, então é provável que vai precisar de limpar o nozzle antes de prosseguir. Muitos utilizadores tiveram sucesso aquecendo o extrusor a 100ºC e, em seguida, puxando manualmente o filamento para fora (espero que junto com qualquer detrito que estava no interior!). Outros preferem usar a corda de uma guitarra para empurrar o material para trás através da ponta do nozzle. Há uma abundância de outros métodos e cada extrusora é diferente, por isso, consulte o fabricante da impressora para obter instruções precisas.

 

 

 

 

 

 

 

 

De |2017-01-21T12:13:21+00:0021/1/2017|Categorias: Tutorials|Tags: , , , , |0 comentários

Sobre o autor:

Hugo Abrantes
Com 10 anos de experiência na área de carga aérea e atento ás oportunidades de mercado, aliei o fascínio pela impressão 3D com as grandes potencialidades que nos pode proporcionar. Com o desejo da criação de um projeto, com uma equipa moderna e dinâmica surgiu a 3DMartes. A impressão 3D é uma atividade que oferece a todos uma liberdade criativa ilimitada, uma liberdade que é negada à maior parte de nós durante a maior parte das nossas vidas, pelo que não podia deixar de embarcar nesta viagem!

Deixe o seu comentário