Foi inaugarado em Madrid a primeira ponte pedrestre fetia numa impresssora 3D

A cidade de Alcobendas, a norte de Madrid, na Espanha, inaugurou a primeira ponte do mundo feita com impressão 3D, exclusiva para pedestres. A estrutura tem 12 metros de comprimento e 1,75 metros de largura, é feita de concreto e permite a travessia de um canal no parque Urbano de Castillha-La Mancha. A empresa responsável pela execução chama-se Acciona e o projeto é do Instituto de Arquitetura Avançada da Catalunha (IAAC), que se inspirou nas formas orgânicas da natureza para o projeto.

Por se tratar de uma nova experiência,a construção da ponte não teve custos para Alcobendas. Veja o vídeo (em espanhol) da inauguração:

 

O processo de fabrico da ponte permite otimizar a utilização de materiais e, acima de tudo, o desperdício que é criado em torno da construção civil, reciclando os materiais. Para além disso, a tecnologia e poder de computação aplicado ao design e ao fabrico desta ponte é algo que não pode ser aproveitado nos métodos tradicionais.

A autoria da ponte pertence ao Instituto Avançado da Arquitetura da Catalunha e só foi utilizado o betão em zonas onde era mesmo necessário. Na fotografia de inauguração, pode ver-se que 17 pessoas posam tranquilamente em cima da infraestrutura sem qualquer tipo de apreensão, por isso diríamos que a ponte está pronta para durar.

Esteticamente, a ponte não é atrativa, mas é um começo. Com o realizar deste projeto, a construção da ponte fica muito mais barata, mais a componente de reciclagem de materiais.

Foi inaugarado em Madrid a primeira ponte pedrestre fetia numa impresssora 3D Foi inaugarado em Madrid a primeira ponte pedrestre fetia numa impresssora 3D 1 Puente impreso 3D 1024x681 1024x681Foi inaugarado em Madrid a primeira ponte pedrestre fetia numa impresssora 3D Foi inaugarado em Madrid a primeira ponte pedrestre fetia numa impresssora 3D DESIGN DEVELOPMENT PROCESS DIAGRAM 1024x837 1024x837Foi inaugarado em Madrid a primeira ponte pedrestre fetia numa impresssora 3D Foi inaugarado em Madrid a primeira ponte pedrestre fetia numa impresssora 3D EC8A8672 1024x683 1024x683

De |2017-01-24T22:24:34+00:0024/1/2017|Categorias: Geral|Tags: , , , , |0 comentários

Sobre o autor:

Marlon Gomes
Tenho 11 anos de experiência em reparações de electrónica, mas a curiosidade e experimentações provém desde a infância. Há cerca de quatro anos uma nova paixão surgiu: a impressão 3D. Foram três anos de estudos e cerca de um ano, criamos a 3DMartes. Projeto que explorará todo o universo da impressão 3D, com o foco de criar uma marca que seja referência para este universo de três dimensões.

Deixe o seu comentário