Impressora 3D nas escolas

A impressão 3D, progressivamente começa a introduzir-se no ambiente de ensino. Cursos de design, arquitetura, engenharia e técnicos, começam a adotar impressoras 3D como ferramenta. Esses cursos exigem alunos criativos e com a inclusão das impressoras, toda ideia ou pensamento pode em poucas horas materializar-se.

As crianças são altamente criativas e curiosas. Estão constantemente a desenhar, fazer figuras geométricas com plasticina e massa de moldar. Além de entreter toda a família, é uma fonte inesgotável de criatividade e uma brincadeira fundamental para desenvolver a imaginação.  Desenhar, pintar, recortar, colar, perfurar, modelar, estampar… são algumas das atividades criativas mais habituais, mas as opções são infinitas. O único limite é a imaginação… E quando se trata de crianças, este limite quase não existe!

Começar desde pequeno com o contacto com a impressora, para mim seria excelente. Imagina uma criança criar o seu próprio brinquedo. Professores podem imprimir alguns membros do corpo para mostrar ao alunos, para que possam ter um maior poder de encaixe e percepção. Nas aulas de geografia, os professores podem imprimir o globo terreste, mapas topográficos, monumentos históricos, etc. Professores de matemática podem imprimir figuras geométricas. Nós já imprimimos a Pirâmide de Sierpinski, que é uma figura geométrica de triângulos muito complexa.

Esta proposta inovadora, inspirada no “movimento maker” – que tem como base a cultura do “faça você mesmo e aprenda” –, pressupõe que qualquer pessoa pode construir, modificar e fabricar de tudo com as próprias mãos. Na “educação maker”, por meio da prototipagem, por exemplo, o aluno idealiza o que quer projetar, faz a impressão, corrige uma peça que não se encaixa e vê a sua ideia concretizada.

O aplicativo da Morphi para iPads e Macs, está apostar forte na educação, provendo de uma interface muito simples e intuitiva. As crianças criam lindas obras como mostra as imagens:

Impressora 3D nas escolas Impressora 3D nas escolas Morphi 1Impressora 3D nas escolas Impressora 3D nas escolas Morphi 2Impressora 3D nas escolas Impressora 3D nas escolas Morphi 3Impressora 3D nas escolas Impressora 3D nas escolas Morphi

“Todas as crianças são como as estrelas, em termos de potencial. Os cientistas dizem-nos que cada átomo possui aproximadamente 35 mil milhões de vezes o seu peso em energia. No interior de uma estrela, os átomos fundem-se e libertam esse poder tremendo sob a forma de luz e calor. Do mesmo modo, uma criança possui a capacidade latente infinita para refazer o futuro, independentemente do contexto em que se insere.” Stephen R. Covey

De |2017-01-31T14:32:32+00:0031/1/2017|Categorias: Education|Tags: , , , , , |0 comentários

Sobre o autor:

Marlon Gomes
Tenho 11 anos de experiência em reparações de electrónica, mas a curiosidade e experimentações provém desde a infância. Há cerca de quatro anos uma nova paixão surgiu: a impressão 3D. Foram três anos de estudos e cerca de um ano, criamos a 3DMartes. Projeto que explorará todo o universo da impressão 3D, com o foco de criar uma marca que seja referência para este universo de três dimensões.

Deixe o seu comentário