Cartão e uma lente de 1890, foi tudo que precisou o fotografo frances Mathieu Stern para criar o seu protótipo, resultando mais tarde uma lente fotográfica impressa em 3D.

Sony A7II com a lente impressa em 3D
Apaixonado por lentes, Mathieu Stern foi criando uma colecção espetacular das mais antigas e incomuns lentes. Com o sonho de elaborar a sua própria lente o fotografo frances decidiu ir mais longe e desenvolver a sua própria lente. Sem ter qualquer conhecimento de como desenhar um modelo 3D, Stern usou cartão e uma lente antiga para criar o protótipo, tendo utilizado o mesmo para retirar as medidas necessárias e assim criar um modelo em 2D. Contudo, o projecto foi rejeitado por várias agências francesas de impressão 3D com a excepção da agência FABULOUS. Arnault Coulet, CEO da agência FABULOUS , viu o potêncial do projecto e juntamente com a sua equipa projectaram e imprimiram o prototipo em 3D.
O resultado final foi uma lente monocular de 135mm f/1.8 que, em “parceria” com uma Sony A7 II apresentaria um resultado maravilhoso.
Segundo Stern o projecto ficou em 4$, demonstrando que não é necessário lentes dispendiosas para se conseguir imagens boas.

Foto tirada com a lente impressa
Mathieu Stern publicou no seu canal Youtube e no seu site o resultado final do projecto. No video podemos reparar que a lente é mais nitida no centro, indo deformando gradualmente no sentido das bordas, criando um efeito bastante interessante e agradável.
Deixe o seu comentário