Peeqo O pequeno robô que se comunica através de GIFs

O GIF animado, criado em 1987 e tornou-se popular na internet na década de 90,  é o termo dado às animações formadas por várias imagens GIF compactadas numa só. O grande objetivo desta criação era permitir que imagens coloridas fossem adicionadas às páginas da internet. Nos anos 2000, também veio o início da popularização da banda larga. Com isso, os GIFs animados começaram a ser renegados. Em vez de páginas baseadas em HTML, a linguagem da vez era o Flash, que não era nada leve, mas permitia animações e interações muito divertidas. Já na década atual, uma grande quantidade de blogs em todo o mundo começou a trazer de volta os GIFs animados, inclusive o whastsapp permite o envio e recepção destes.

Peeqo, é um pequeno robô assistente que interage com respostas dadas via GIFs, depois de receber algum comando por voz. O criador Abhishek Singh, disponibilizou todo o projeto para quem quiser fazer, inclusive todos os ficheiros de impressão (STL). Veja o robô em ação:

O autor descreve o projeto: “Criado para as pessoas que ficam longas horas sentados na secretária, este pequeno robô responde a tua voz para ajudar-te em algumas tarefas e promove alguns momentos de alegria e entretenimento”. É uma excelente companhia, principalmente nos dias de stress. O robô também tem algumas ações como, acender um candeeiro, etc.  O autor acrescenta que o robô é um: “Amazon Echo e um personagem da Disney”.

Peeqo foi construído usando um Raspberry Pi micro, motores, microfones, uma câmara, um alto-falante USB e uma tela de LCD; e utiliza tecnologia de reconhecimento de voz do APIs Google Speech e API.ai. O software de desenho foi o Autodesk Fusion 360 e todas a peças impressas em 3D.

Peeqo O pequeno robô que se comunica através de GIFs Peeqo O pequeno robô que se comunica através de GIFs Peeqo 1024x768

De | 2017-01-29T15:22:18+00:00 29/1/2017|Categorias: Geral|Tags: , , , , , , |0 comentários

Sobre o autor:

Marlon Gomes
Tenho 11 anos de experiência em reparações de electrónica, mas a curiosidade e experimentações provém desde a infância. Há cerca de quatro anos uma nova paixão surgiu: a impressão 3D. Foram três anos de estudos e cerca de um ano, criamos a 3DMartes. Projeto que explorará todo o universo da impressão 3D, com o foco de criar uma marca que seja referência para este universo de três dimensões.

Deixe o seu comentário