• https://youtu.be/a31fLiylg0c

Reebok cria ténis com sola feita em impressora 3D

A Reebok é a mais recente empresa aderir à nova forma de fabrico do séc. XXI – a impressão 3D.

A fabricante de vestuário e calçado colocou à venda, no seu site oficial, uma edição limitada dos Reebok Liquid Speed, ténis cuja sola é feita com recurso a um material especial e a uma impressora 3D. A ideia passa por revolucionar um mercado que não sofre alterações de relevo há cerca de 30 anos.

Disponíveis tanto em branco como em preto, os Reebok Liquid Speed estão a dar que falar por terras do Tio Sam por duas razões: para além de terem sido totalmente desenhados e produzidos nos Estados Unidos da América, a sua sola é feita de um produto chamado Liquid Factory, produzido pela fábrica germânica BASF, especialmente para a Reebok.

Como é possível ver no vídeo em baixo, toda a sola é desenhada com recurso a uma máquina 3D, com traços pouco comuns num par de ténis. Contudo, dado que não estamos a falar de uma obra humana, tudo é feito com a máxima precisão e sempre da mesma forma.

“O mercado de produção do calçado não teve mudanças muito drásticas nos últimos 30 anos”, comentou Bill McInnis, antigo engenheiro da NASA e atual Head of Future da Reebok, “cada par de ténis de cada merca é criado com os mesmos moldes, num processo demorado e dispensioso. Com o Liquid Factory, queremos fundamentalmente mudar a forma de como os ténis são feitos, abrindo novas possibilidades tanto na forma como são criados como também na velocidade a que são criados”.

O Departamento Future, da Reebok, foi criado há relativamente pouco tempo por McInnis e serve precisamente para que possam ser desenvolvidos protótipos inovadores, não propriamente preocupados com o sucesso das vendas. Para já, os Reebok Liquid Speed estão limitados apenas a 300 exemplares, cada um à venda por quase 190 dólares.

De | 2017-01-24T23:49:07+00:00 24/1/2017|Categorias: Sem categoria|Tags: , , , |0 comentários

Sobre o autor:

Hugo Abrantes
Com 10 anos de experiência na área de carga aérea e atento ás oportunidades de mercado, aliei o fascínio pela impressão 3D com as grandes potencialidades que nos pode proporcionar. Com o desejo da criação de um projeto, com uma equipa moderna e dinâmica surgiu a 3DMartes. A impressão 3D é uma atividade que oferece a todos uma liberdade criativa ilimitada, uma liberdade que é negada à maior parte de nós durante a maior parte das nossas vidas, pelo que não podia deixar de embarcar nesta viagem!

Deixe o seu comentário