Sem extrusão no início da impressão

Este problema é muito comum para os novos donos de impressora 3D, mas resolve-se facilmente. Se o extrusor não está a extruir no início da impressão, há quatro possíveis causas. Vamos explicar cada uma e quais configurações poderão ser usadas para resolver esse problema.

O extrusor não estava pronto antes da impressão

A maioria dos extrusores têm um mau hábito de vazar plástico quando estão parados a uma alta temperatura. O plástico quente dentro do nozzle tende a sair pela ponta, o que cria um vazio dentro do nozzle. Isto pode ocorrer no início da impressão quando acontece o pré-aquecimento e também no final da impressão durante o arrefecimento. Se o extrusor desperdiçou muito plástico devido ao ozzing, a próxima vez demorará mais tempo para o plástico sair pelo nozzle. Para resolver esse problema, utilizamos o skirt no slicer (Cura, Simplify3D). O Skirt irá desenhar um círculo em volta da peça e nesse processo ele extrue plástico. Se com uma volta o plástico não sair, pode-se aumentar o número de voltas. Costumamos utilizar de duas a três voltas, dependendo do tamanho da peça. Se a peça for muito grande, basta uma volta.

Nozzle muito próximo da cama

Se o nozzle estiver muito próximo da base de impressão, não haverá espaço suficiente para o plástico sair do extrusor. O orifício do nozzle fica bloqueado. Uma maneira simples de detetar este  problema é quando na primeira camada ou na segunda, nenhum plástico é extrudido, mas começa a extrudir a partir da terceira ou quarta camada, assim que aumenta a distância da base em relação ao nozzle (eixo z). Para resolvermos esse problema, afinamos o offset, que está presente nas definições da impressora ou nos slicers. Afina-se o offset, aumentando a distância, até obter a uma correta extrusão.

Irregularidades do filamento durante a extrusão

A maioria das impressoras 3D usam uma pequena engrenagem para empurrar e puxar o filamento. Os dentes da engrenagem agarram no filamento e permite um preciso controlo de posição do filamento. No entanto, se notar  irregularidades do filamento durante a extrusão, é
possível que a engrenagem tenha desgaste, mas antes de verificar problemas mecânicos, vamos mais a frente criar um tópico a dar dicas de parâmetros como retração, temperatura, velocidade, etc.

sem extrusão no início da impressão Sem extrusão no início da impressão Clean filament drive hobbed bolt 150x150

Extrusor entupido

Se nenhuma das sugestões acima resolverem, é possível que o extrusor esteja entupido. Isso pode acontecer devido ao mau estado do filamento, devido a humidade ou sujidade, a qualidade do material ou to tipo de material. Por exemplo, o nosso extrusor ficou entupido depois de utilizarmos filamento de madeira. As configurações são diferentes e temos de ter isto em atenção. Geralmente o fabricante fornece a configuração recomendada. Para desentupir o extrusor, desmontamo-lo e efetuamos a limpeza, de preferência com agulhas próprias e com extrusor quente.

 

 

 

 

 

De | 2017-01-21T20:07:47+00:00 21/1/2017|Categorias: Tutorials|Tags: , , , , |0 comentários

Sobre o autor:

Marlon Gomes
Tenho 11 anos de experiência em reparações de electrónica, mas a curiosidade e experimentações provém desde a infância. Há cerca de quatro anos uma nova paixão surgiu: a impressão 3D. Foram três anos de estudos e cerca de um ano, criamos a 3DMartes. Projeto que explorará todo o universo da impressão 3D, com o foco de criar uma marca que seja referência para este universo de três dimensões.

Deixe o seu comentário